Não há como negar que o sofá é o grande protagonista da área social. Tido por muitos como um móvel essencial na casa, a peça sempre se destaca, seja pelo seu tamanho ou pela cor escolhida. Trazendo alegria e toques de modernidade para o living e varandas, os sofás coloridos têm ganhado cada vez mais espaço e podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.
“Por ser um item que geralmente requer um investimento maior, muitas vezes as pessoas acabam se decidindo por sofás com cores neutras e modelos tradicionais, justamente pelo medo de enjoarem ou não conseguirem se adaptar com a nova composição”, conta a arquiteta Carina Dal Fabbro.
Segundo a especialista, graças à ampla variedade de tons é possível deixar esse medo de lado e transformar o décor da sala mudando apenas um móvel. “Não é necessário escolher tons vibrantes, caso não faça o estilo do morador. Buscando inspirações e harmonizando o sofá com os demais elementos, o resultado agradará sempre e o ambiente ficará muito mais alegre”, complementa Carina.
Como definir as cores?
Entusiasta do uso de sofás coloridos e vibrantes, a arquiteta Cristiane Schiavoni revela que o grande segredo para se jogar de vez nessa tendência é deixar de lado a ideia de que móveis grandes são sempre neutros. “As pessoas costumam ter a percepção de que só é possível colocar cor em almofadas e mantas. Entretanto, podemos fazer do sofá o protagonista da cor no ambiente e, para não pesar na proposta estética, o caminho é simular todos os elementos do espaço e balancear as cores”, orienta.
Veja também:
- Sofá de canto: aprenda como escolher a mobília mais importante da sua sala
- Parede atrás do sofá: dicas de expert de como decorar esse espaço!
- Como escolher o sofá certo para o seu espaço
Em busca da harmonia das cores, Cristiane aborda a importância de um olhar apurado na cartela de cores complementares e análogas, que fornecem uma infinidade de combinações únicas e interessantes para aqueles que não tem medo de ousar e são adeptos da ideia de dar um up no lar por meio das cores.
Porém, para quem ainda considera mais viável seguir pela parcimônia, mas não quer abrir mão de adicionar uma pincelada de cor para evidenciar o sofá, a recomendação é investir em tapetes, cortinas e móveis em cores neutras como forma de agregar um contraponto. “Chamando o destaque para o sofá, é possível disfarçar até mesmo aqueles pontos da decoração que não gostamos tanto”, acrescenta.
Quais cores estão em alta?
O verde, em suas mais variadas tonalidades, tem sido a cor queridinha do momento. Versátil e fácil de combinar, traz ainda a lembrança dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, possui a capacidade de acalmar e aliviar o estresse das pessoas. Além disso, outra cor bastante requisitada é o laranja, principalmente no gradiente terroso. “Essas variações carregam aconchego e têm sido muito buscadas para renovações de décor justamente por estabelecer essa conexão com a natureza e estar ligada à sensação de calmaria”, explica Carina.
Como combinar as almofadas?
O que pode parecer um outro forte desafio após a definição do sofá colorido diz respeito à definição das almofadas. Versáteis, charmosas, com diversas opções de tamanhos, cores e estampas, elas são excelentes para complementar um clima de bem-estar. Segundo Carina, é possível optar por almofadas com nuances complementares ou análogos ao sofá ou partir para uma decoração destemida e animada: um sofá verde, por exemplo, pode comportar almofadas em terracota e o resultado será magnífico.
Veja também:
- 7 requisitos indispensáveis na hora de escolher um sofá novo
- Sala de estar: 7 ideias para uma sala com estilo rústico aconchegante
- Liso, estampado, de algodão ou sintético? Aprenda como escolher os tecidos de todos os estofados de casa
Dentro de uma proposta mais despojada, é possível empregar diferentes cores e estampas ou inserir cores que dialogam com outros itens presentes no cômodo. “Eleger um ton sur ton com cores que regulam diretamente com o sofá também é uma opção fantástica”, destaca.
Poltronas coloridas
Nem tanto o céu, nem tanto a terra: se o temor pela cor no sofá não for vencido, as poltronas se revelam como um passo intermediário. Menores e mais discretas, as poltronas e pufes possibilitam essas pinceladas de vivacidade, sem chamar tanta atenção. “Sem dúvida, dão um toque charmoso ao ambiente e podem começar a adaptar o olhar de quem ainda tem dúvidas quanto aos móveis coloridos. Vale investir!”, finaliza Carina.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br